Sobrenatural Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Egípcia e Cristianismo

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ir em baixo

default Mitologia Egípcia e Cristianismo

Mensagem por † Lobo † em Sex 1 Fev 2013 - 17:58


Paganismo Egípcio e Cristianismo: Semelhança ou Herança??

Antes de mais um grande olá a todos e os meus parabéns por este forum que está cinco estrelas.
Gosto de aprender de um pouco de tudo, e, no âmbitdo de uma pesquisa da treta que fiz, aqui está um breve resumo de um pequeno estudo (da treta ) peço desculpa se o post ficar muito grande, mas tentei torná-lo o menos exaustivo possível.

As personagens do dilema são então:
Mitologia Egípcia:

Nut- deusa protectora do céu;

Geb- deus criador da terra, pai de Osíris, Seth, Ísis e Neftis. (assim como Nut a mãe).

Amon- deus criador do mundo e pai dos deuses e dos homens, incorporado na figura do chefe de estado, o faraó, como uma forma de divinização deste;

Osiris- deus assosciado á fecundidade, governa o submundo, caracterizado por ter um tom de pele ver-esmeralda;

Seth- deus do mal e da guerra, protector do exército egipcio, caracterizado por ter corpo de homem e cabeça de cão;

Ísis- deusa ligada ao amor, protectora da família e da casa, esposa de Osíris e mãe de Hórus;

Néftis- deusa das terras menos afortunadas, das terras secas junto dos campos de cultivo. Esposa de Seth e mãe de Anúbis (assim como Osíris é o pai)

Hórus: deus do bem e da luz, protector do reino, do faraó e do povo egípcio, caracterizado por um corpo de homem com cabeça de falcão.

Thot: deus da sabedoria, criador da primeira múmia. Também este tem um corpo de homem, só que com cabeça de uma íbis.

Cristianismo:

bem todos já conhecemos as histórias de natal, por isso colocarei apenas os nomes:

Jesus; Maria; José; Herodes; Abel e Caim.

História:

Da vontade de amon nascem Geb e Nut, que geram quatro filhos: Osíris, Neftis, Seth e Ísis. Osíris é o primogénito pelo que se torna rei das terras do Egipto. Seth, o irmão invejoso, de grande maldade, sempre invejou seu irmão mais velho, tornando-se forçadamente estéril pelo ódio que possuía. Néftis esposa deste, era infeliz por estar casada com Seth, pois amava muito Osiris. Numa noite embebeda-o e concebem um filho, Anúbis. Entretanto Seth planeia matar o seu irmão construindo uma caixa muito bonita onde, numa noite de frsta, aquele que coubesse nela ganharia um prémio. Claro que esta tinham perfeitamente as medidas de Osíris. Ao deitar-se nela. Seth fecha a caixa e atira-a ao Nilo. Ísis procura-a escondendo-a posteriormente, mas Seth ao descobri-la manda destruir o corpo cortando-o em pedaços. No entanto, Ísis e Néftis encontram e reúnem todos os pedaços e com a ajuda de Thot, é criada a primeira múmia, ressuscitando Osíris, que ganha uma cor verde, passando a ser rei do submundo. Ísis engravida de Osíris, e é aí que, Seth procura-a, mas esta foge, escodendo seu filho no ventre, até este atingir a maturidade. Quando já crescido, Hórus vinga a morte de seu pai , numa batalha contra o malvado Seth, cujo confronto dura 80 anos. Hórus vence, mas perde o seu olho direito, sendo posteriormente restituído por Thot.

Factos:

Facto1: Osíris e Seth, são semelhantes aos irmão relatados no Antigo Testamento, Abel o irmão bom, e Caim, o irmão invejoso, que posteriormente assassina Abel;

Facto 2: Jesus, Maria e José, a Santísssima Trindade, é de certa forma personificada por Hórus, Osíris e Ísis;
Mitologia Egípcia e Cristianismo 119

Facto 3: Ísis foge de Seth pra proteger o pequeno Hórus, assim como Maria o fez para proteger o seu pequenote, Jesus;

Facto 4: Osíris, depois de Ísis e Néftis cuidarem do seu corpo, ressuscita, assim como Maria Mãe de Jesus e Maria Madalena o fazem, onde ao fim do 3º dia Jesus também ressuscita.

Facto 5: A oração católica do “Credo” que refere que Jesus está «sentado ao lado direito de Deus Pai Todo-Poderoso», a mão direita de Deus, como símbolo da virtude e a Justiça, a divina bondade e a misericórdia, é semelhante ao olho direito de Hórus, que simboliza, a luz, o bem e a justiça.

Facto 6: os primeiros documentos bíblicos datam da época do rei David, mas os primeiros registos da adoração de um único deus datam do reinado do faró egípcio Akhenaton.
Bom Medo ExtremoMitologia Egípcia e Cristianismo Novas10
Fonte: portugalparanormal.com
† Lobo †
† Lobo †
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2175
Data de inscrição : 28/11/2011

Ver perfil do usuário https://www.sobrenaturalbrasil.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum