Sobrenatural Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criaturas sobrenaturais? o que diz a ciência sobre as mesmas?

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ir em baixo

default Criaturas sobrenaturais? o que diz a ciência sobre as mesmas?

Mensagem por † Lobo † em Ter 5 Fev 2013 - 3:45

Estava a pesquisar na net e encontrei isto num outro forum.


"Antigamente, quando acontecia algum fenómeno estranho, a falta de conhecimento e a superstição levavam as pessoas a acreditarem na intervenção de forças sobrenaturais. foi assim que surgiram os mitos e lendas de criaturas como bruxas, vampiros, gnomos, fadas, elfos, duendes, lobisomens, zombis e por aí fora, uma galeria infinita de seres mais ou menos amistosos. ao contrário do que se poderia pensar, o conhecimento que temos hoje da forma como o mundo funciona não impede algumas pessoas de continuarem a procurar explicações sobrenaturais para fenómenos perfeitamente explicados pela ciência (aparte: na minha opinião, nem todos são explicados pela ciência. e, uma parte de mim quer acreditar que continue assim, pois no mistério é que está a magia! ). há até quem julgue que há o ressurgimento de antigas crenças, e basta ver a quantidade de livros e produtos que exploram a credulidade alheia para perceber que, essencialmente, se trata de um negócio: o único poder dos bruxos, magos, fadas, crstais, videntes e astrólogos é o de ganhar dinheiro com a ingenuidade dos outros (outro aparte: não querendo ferir susceptibilidades, este é um artigo que pesquisei e encontrei num livro, achando bem postá-lo por ser um ponto de vista diferente - o da ciência. contudo, acredito que talvez não haja tanta paranormalidade como por vezes parece haver, mas há coisas ainda não explicadas e que vão continuar por bastante tempo...). quanto às criaturas sobrenaturais, eis o que a ciência tem a dizer sobre elas:

vampiros. o mito dos chupadores de sangue nasceu do desconhecimento de certas patologias, em particular da raiva furiosa. segundo a tradição, os vampiros são homens, e esta doença afecta sete vezes mais os homens que as mulheres. as contracções faciais, a aversão à luz e o forte desejo sexual também coincidem com os casos clínicos descritos na literatura médica. outros autores reconhecem no vampirismo sintomas de esquizofrenia e outras perturbações psiquiátricas.

zombis. são, supostamente, corpos mortos e sem alma, ressuscitados pela magia negra do vudu, uma religião originária do Haiti, onde ainda se pratica, que foi levada pelas comunidades de emigrantes, como os que se instalaram na região de Nova Orleães, nos EUA. a realidade dessa magia negra consiste numa série de venenos, capazes de mobilizar uma pessoa durante vários dias, que são administrados pelos feiticeiros às suas vítimas, e em várias substâncias alucinogénias que estas são obrigadas a consumir quando «ressuscitam». o resultado é uma criatura com o cérebro afectado, aparentemente sem vontade, que os bruxos usam como escravos. em alguns casos, o fenómeno do morto-vivo pode ter sido confundido com a catalepsia, uma patologia de ordem psiquiátrica que provoca a imobilização de uma pessoa, dando a sensação de estar morta, e que pode surgir associada a doenças mentais.

lobisomens. são vítimas de hirsutismo grave, uma doença que se caracteriza pelo crescimento excessivo de pêlos e cabelos. podem ser confundidos com lobos ou outros animais que costumam rondar as áreas habitadas, para atacar os rebanhos ou pessoas indefesas. a lenda da transformação nas noites de lua cheia pode derivar do efeito que a mudança de fases do nosso satélite produz em alguns doentes mentais.

fadas. costumam ser descritas como mulheres pequenas e aladas, com poderes mágicos. a crença nestas criaturas lendárias era muito frequente nas sociedades antigas e em comunidades rurais de todo o mundo. no entanto, pessoas informadas e com obrigação de suspeitar destas coisas também podem acreditar em fadas. o caso mais famoso é o de Sir Arthur Conan Doyle, enganado por duas primas em idade escolar com umas fotomontagens. o criador de Sherlock Holmes não só proclamou que as fotos eram verdadeiras, apesar de se ver facilmente que nada nelas é natural, como chegou a escrever um livro sobre o assunto The Coming of the Fairies (A Vinda das Fadas). embora a fraude tenha sido desmontada há muitos anos, continua a haver quem acredite em fadas e invoque o exemplo de Conan Doyle.

gnomos. vivem debaixo da terra, nos bosques frondosos, têm uns quinze centímetros de altura e são muito populares nos contos do Norte da Europa. apenas se podem explicar pela tendência dos nossos antepassados para interpretar a realidade através de um universo a abarrotar de duendes, elfos, etc.

bruxas. as vítimas de bruxaria apresentavam os sintomas de uma doença conhecida como «coreia de Huntington», que provoca espasmos nos membros e na cara, que era interpretados como sinais de possessão. outra hipótese aponta para uma intoxicação causada por um fungo venenoso, parasita do centeio, que provoca alucinações e visões, além de insensibilidade cutânea, abortos e outras reacções que se tomavam como sendo de origem sobrenatural.


Este artigo é de carácter meramente informativo! note-se que nunca foi referido explicitamente um caso que contradiga a existência de algum destes seres. Ficamos na dúvida. "

Bem espero que achem interessante (:

Bom Medo ExtremoCriaturas sobrenaturais? o que diz a ciência sobre as mesmas? Novas10
Fonte: portugalparanormal.com
† Lobo †
† Lobo †
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2175
Data de inscrição : 28/11/2011

Ver perfil do usuário https://www.sobrenaturalbrasil.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum