Sobrenatural Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balrogs: Demônios do Terror

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ir em baixo

default Balrogs: Demônios do Terror

Mensagem por † Lobo † em Dom 10 Mar 2013 - 17:55

Balrogs: Demônios do Terror 14kgoq10
O que eram os Balrogs ?

Balrogs são Maiar, espíritos mais antigos que o próprio mundo que entraram em Arda para ajudar na formação do lar dos primogênitos. Na primeira Era de Arda, Morgoth seduziu alguns Maiar de Fogo com promessas de poder, eles se tornaram seus servos. Esses Maiar assumiram a forma de seres poderosos, e sua aparência era terrível de se ver. A palavra "Balrog" significa "demônios do terror" na língua Sindarin, em Quenya "Balrog" se escreve "Valarauko". Abaixo uma passagem descreve bem o que eram os Balrogs:

"...para os Maiar muitos foram os anos de esplendor e grandeza, mas alguns traíram Ilúvatar e tentaram aumentar o papel de sua própria grandeza por interesses mesquinhos, esses foram os corrompidos por Melkor. Terrível entre estes espíritos eram os Valarauko, que na Terra-média foram chamados Balrogs, demônios de terror..." [1]




Qual era a aparência de um Balrog ?

Os Balrogs tinham, provavelmente, uma forma humanóide. Tinham uma espécie de juba que tanto poderia se apresentar em chamas ou na forma de uma mancha escura que cobria tudo em volta. A melhor descrição de um Balrog é feita por Gandalf quando esteve na ponte de Khazad-dûm:

"... algo estava surgindo atrás deles. O que era não pôde ser visto: estava como uma grande sombra, no meio de qual havia uma forma escura, de forma humana talvez, contudo maior; e um poder e terror pareciam estar nele e a sua frente... sua juba se ascendeu e brilhou atrás dele. Em sua mão direita empunhava uma grande cimitarra com fogo em torno da lâmina; em sua mão esquerda havia um chicote de muitas correias... o inimigo parou novamente, enquanto Gandalf estava na sua frente e as sombras avançaram como duas imensas asas. Elevou o chicote, e as correias estalaram, fogo saiu de suas narinas...". [3]




Que tipo de armas um Balrog usa ?

A arma principal de um Balrog é o "chicote de fogo" que se assemelha a um chicote de muitas tiras e pontas com fogo ardendo ao redor. Essa arma foi usada para quebrar as teias de Ungoliant, a aranha que tentou tomar os Silmarils de Morgoth. O chicote é repetidamente mencionado como a arma preferida dos Balrogs, mas também há registros que os Balrogs da primeira era usaram outras armas. Grandes machados pretos, cimitarras e maças, o Balrog que lutou com Gandalf em Khazad-dûm usou ambas as armas: o chicote de fogo e a cimitarra flamejante.




Que tipo de poderes possui um Balrog ?

Os Balrogs eram originalmente Maiar, seres de puro espírito cujo poder em Arda estava abaixo apenas dos Valar. Os Maiar que se tornaram Balrogs eram de uma classe especial, chamados de Maiar de Fogo. Esses espíritos podiam criar e controlar o fogo sobre si mesmos a até a uma razoável distância. Os Balrogs também podiam usar magia tão bem (se não até melhor) quanto os magos da Terra-média, os Istari. Um bom exemplo do uso de magia por um Balrog ocorre em Khazad-dûm quando Gandalf usa um encanto tentando bloquear uma porta:

"...e me achei de repente enfrentado algo que não tinha encontrado antes. Algo entrou na câmara, eu sentia isto através da porta, os orcs tinham medo e se calaram. Pôs a mão no anel férreo, e então me percebeu e ao meu encanto. O que era que eu não posso adivinhar, mas eu nunca senti tal poder e desafio antes. A contra-magia foi terrível e quase fui destruído. Para um momento a porta saiu do meu controle e começou a abrir! Eu tive que reforçar o encanto, isso provou muito uma tensão muito grande e a porta estourou em pedaços..." [4]

Claramente, o Balrog soube que havia um encanto na porta e também soube que outro espírito de poder igual ao seu o pôs isto lá. e também usou um encanto de para ganhar controle da porta. por serem Maiar tem conhecimentos maiores que a maioria dos Elfos, e certamente superior a de todas as criaturas Mortais. Realmente, Morgoth designou Gothmog, o maior dos Balrogs como Capitão de Angband. Balrogs eram imensamente fortes e poderosos. A mera presença deles era bastante para causar medo e inércia nos seus inimigos. Note reação de Legolas e Gimli quando vêem o Balrog de Moria pela primeira vez:

"...puxou a corda do arco, mas sua mão caiu e a seta deslizou ao chão. Em seguida soltou um grito de desânimo e medo. Mas não foram os orcs que causaram medo em Legolas. Gimli fitou a forma escura com olhos esbugalhados. "A Ruína de Durin!" ele chorou, e deixando o machado cair ele puxou o capuz cobrindo a face..." [5]




Balrogs podem falar ?

Não... ou melhor: sim... ou melhor ainda: talvez. Não é próprio de Tolkien dar múltiplas interpretações a um fato. O Balrog de Moria nunca falou. E não se tem registros, tanto no Senhor dos Anéis quanto no Silmarillion, de qualquer frase ou palavra emitida por um Balrog. Em Moria Gandalf teve que falar para criar o encanto que bloqueou a porta. Seria lógico supor que o Balrog também teria que falar para criar o seu contra-encantamento... mas nem Gandalf nem Pippin ouviram nada. Levando em conta que Gandalf pode perceber o súbito silêncio dos orcs quando o Balrog chegou, é razoável concluir que ele também o ouviria caso falasse alguma coisa.

Por outro lado, um pouco adiante temos a seguinte passagem do livro:

"...batendo o cajado com força na ponte de pedra Gandalf a despedaçou, com um grito terrível o Balrog caiu da ponte e sua sombra mergulhou abaixo desaparecendo no vazio..." [7]

Outro relato interessante e que parece confirmar que os Balrogs falam menciona o Orkish, o idioma negro dos orcs. Dizia-se que Sauron criou esse idioma para ser uma "língua comunal" entre seus servos. Mas com sua queda na guerra da última aliança esse idioma negro foi esquecido por todos, exceto pelos Balrogs e Nazgûls. Eras depois, quando Sauron retornou a Mordor o Orkish voltou a ser o único idioma falado na Torre de Barad-dûr pelos seus capitães e pelos Nazgûl.




Balrogs podem voar ?

Este é um ponto muito debatido. Algumas pessoas são tem a firme idéia de que os Balrogs tem asas, e portando podem voar. Isso é causado pela descrição do Balrog de Minas Moria pela Companhia do Anel.

"...a forma escura pisou adiante, lentamente avançando para a ponte de pedra, e de repente saltou a uma grande altura, suas asas foram abertas de parede a parede..." [8]

Porém, esta declaração é precedida pela descrição dada acima [3] que sua escuridão estava COMO asas. Tolkien era muito particular no uso de palavras. Se o Balrog tivesse asas que ele não teria usado a palavra "como". Este uso denota que sua escuridão era tangível e se parecia com asas; não que na verdade teve asas.

"...então de repente Morgoth enviou grandes rios de chama que correram abaixo mais rápido com Balrogs de Thangorodrim, a frente daquele fogo veio Glaurung o dourado, pai dos dragões. E no seu encalço estavam os Balrogs, e atrás deles os exércitos negros de orcs entravam em multidões como o Noldor nunca tinha visto ou tinha imaginado..." [9]

Pareceria que o Balrogs estavam correndo com o fluxo de lava embora não tão rapidamente. Se eles voassem, então Tolkien não teria usado a palavra "correram" como uma comparação em como rápido a lava fluiu. Nós também sabemos que Glaurung era uma grande serpente com pernas e garras, e não um dragão que poderia voar. Isto significa Glaurung corria pela terra, e portanto que os Balrogs corriam atrás dele.




Quem criou os Balrogs ?

Durante a primeira Era os Balrogs foram os servos mais poderosos de Morgoth. Eles serviram como guarda-costas de Morgoth no caso de Ungoliant, que tentou tomar os Silmarils, e como seus capitães nas batalhas contra os Elfos:

"...em lugares profundos e esquecidos foi ouvido um grito. Nos corredores arruinados de Angband, em cavernas nas quais o Valar na pressa do seu ataque não tinha descido, Balrogs ainda espreitam. Eles estavam esperando o retorno do seu senhor; e agora rapidamente surgiram ignorando Hithlum e indo a Lammoth como uma tempestade de fogo. Com seus chicotes de chama eles golpearam as teias de Ungoliant, e ela fugiu e se escondeu..." [10]

O Balrogs também foram enviados por Morgoth para lutar contra os Elfos na Quinta Batalha, a Nirnaeth Arnoediad (a Batalha de Lágrimas Incontáveis) e na Batalha da Queda de Gondolin. Muitos senhores poderosos entre os Noldor caíram ante sua fúria impiedosa.




Sauron controlava o Balrog de Moria ?

Esta pergunta só pode ser respondida por meio de deduções lógicas, pois Tolkien não deixou nenhuma declaração a esse respeito em seus livros ou entrevistas. Os Balrogs foram originalmente criados por Morgoth, do qual Sauron também era servo. Os Balrogs e Sauron eram todos Maiar, e é discutível se um Balrog reconheceria alguém de igual poder como seu senhor de livre vontade... porém, se for considerada a cronologia dos eventos da Terceira Era uma certa "relação" fica evidente.

O Balrog de Moria foi despertado pelos Anões no ano 1980, então os habitantes de Khazad-dûm fugiram no ano de 1981. Os anos de abandono de Moria vão até 2480, quando Sauron começou a enviar orcs na tentativa de tomar posse de Moria. Deste ponto até a Guerra do Anel em 3018 os orcs e o Balrog viveram juntos em Moria... um total de 538 anos!

Certamente Sauron sabia da existência do Balrog, se não sabia com certeza saberia quando seus orcs chegassem a Moria, e o Balrog parece tolerar a presença deles. É muito difícil acreditar que Sauron poderia dar ordens diretas ao Balrog, ainda mais sabendo que ele estava sem o Um Anel, e portanto muito enfraquecido para dominar uma criatura tão poderosa.

Portando, é lógico presumir que o Balrog agiu da mesma maneira que sua espécie agiu durante toda a história. Quando encontrou Gandalf (que também era um Maiar) ele tentou destruí-lo, pois Gandalf era um servo dos Valar e portanto inimigo eterno dos servos de Melkor. Ou seja, o Balrog atacou Gandalf e permitiu a entrada dos orcs em Moria pelo mesmo motivo: desejo de poder/dominação, e ódio contra os Valar e elfos. É extremamente duvidoso que Sauron pode-se dar ordens ao Balrog para invadir Lórien, ou para lutar na batalha de Minas Tirith. Na verdade acredita-se que ele iria simplesmente se recusar a obedecer, caso contrário Sauron teria dado estas ordens.


Quantas mortes os Balrogs causaram ?

Os Balrogs foram responsáveis pela morte de muitos Elfos, e até mesmo pela morte de alguns dos mais poderosos Reis dos Noldor e Sindar a Terra-média. O Número de mortos é impossível de ser calculado, mas pode-se citar Fëanor (o Alto Rei dos Noldor), Fingon (o mais nobre dos Noldor), Ecthelion (o guardião de Gondolin) e Glorfindel (em sua primeira encarnação). Uma vez despertado, o Balrog de Moria matou o Rei Durin VI no ano de 1980, e no ano de 1981 matou seu filho herdeiro, Náin. Este mesmo Balrog lutou com Gandalf na ponte de Khazad-dûm... e pode-se dizer que realmente matou Gandalf apesar de primeiro ter sido morto por ele.

"...eu pus abaixo meu inimigo, e ele caiu do topo de Zirakzigil. A montanha ao lado foi despedaçada com o choque de seu corpo. Então a escuridão me levou, e eu vagueei fora do tempo ou de pensamentos, vagueei por estradas que não contarei..." [11]

Nós também temos uma das cartas de Tolkien, onde é atestado definitivamente que o encontro com o Balrog resultou na morte de Gandalf:

"...assim Gandalf enfrentou e sofreu a morte; e voltou ou foi mandado de volta - como diz ele - com poder aumentado e um novo nome: Gandalf, o branco..." [12]




Qual dos Balrogs tem nome ?

Sim. Nós sabemos o nome de pelo menos um: Gothmog, Capitão de Angband, Senhor dos Balrogs. Foi ele que matou Fëanor e Fingon. E durante a Queda de Gondolin, Gothmog matou Ecthelion.

"...assim foi que ele (Fëanor) avançou para Angband; e vendo os servos de Morgoth ficou em fúria, de lá eles emitiram um pavoroso uivo e Balrogs foram ajudar na luta. Lá nos confins de Dor Daedeloth, a terra de Morgoth, Fëanor foi cercado, com poucos amigos para ajudá-lo. Longamente ele lutou, sozinho pois todos morreram a sua volta, ele foi rodeado por círculos de fogo e ferido muitas vezes; mas golpeou Gothmog, Senhor dos Balrogs a quem Ecthelion depois matou em Gondolin..." [13]




Há algum Balrog esquecido na Terra-média ?

Não! Se há algum, ele está escondido e foi esquecido até mesmo pelos Valar. Na última grande batalha da Primeira Era muitos Balrogs foram destruídos, mas alguns escaparam a ira dos Valar e Maiar se escondendo nas cavernas mais profundas e escudas de Angband. O número exato de Balrogs originais não é conhecido, mas dos que sobreviveram Tolkien escreve o seguinte :

"...os Balrogs foram destruídos na terrível guerra dos poderes de Arda, se algum deles sobreviveu se escondeu em cavernas ocultas e inacessíveis nas raízes da terra..." [15]

Nós também temos a carta seguinte que especificamente discute o Balrog de Moria:

"...o Balrog é um sobrevivente do Silmarillion e as lendas da Primeira Era, assim como Shelob. Os Balrogs, de quem os chicotes eram as armas principais, era poderes de fogo, principais servos do Senhor Escuro da Primeira Era. Era suposto que eles tinham sido tudo destruídos na subversão de Thangorodrim. Acredita-se que aquele (o Balrog de Moria) tenha escapado e buscado levado refúgio sob as montanhas de Hithaeglin (as Montanhas Nubladas). É notável que apenas os Elfos saibam realmente o que era aquela coisa - disse Tolkien..." [16]

Algumas pessoas se questionam como Gandalf soube que era um Balrog que estava em Moria. Legolas imediatamente o reconheceu, mas Gandalf mesmo lutando contra o Balrog na porta por meio de encantamento não soube quem era seu adversário. Gimli porem, só conhece a criatura como a ruína de Durin, ele não sabe que um Balrog é um espírito Maiar de grande poder, servo de Morgoth.




Que outros nomes os Balrogs usavam ?

Como declarado, o Quenya forma singular é Valarauko, "Demônio de Poder". Também usado é a Ruína de Durin pelo anões porque Durin VI foi morto pelo Balrog quando os anões o despertaram enquanto buscavam mithril. A frase que Gandalf usou poderia significar "o Criado de Morgoth" simplesmente neste contexto desde que Balrogs são de Fogo e Udun era o lugar seguro de Morgoth.
Bom Medo ExtremoBalrogs: Demônios do Terror Novas10
Fonte: Dúvendor
† Lobo †
† Lobo †
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2181
Data de inscrição : 28/11/2011

Ver perfil do usuário https://www.sobrenaturalbrasil.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum