Sobrenatural Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grifo

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ir em baixo

default Grifo

Mensagem por † Lobo † em Sab 16 Mar 2013 - 19:51

Grifo Roak_o10
Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia o seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata.

A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilónios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas e esculturas. Voltaire incluiu na sua novela, A Princesa da Babilónia, dois enormes grifos amigos de uma fénix, que transportaram a princesa na sua viagem. Na Grécia acreditava-se que viviam perto dos hiperbóreos e pertenciam a Zeus. Em tempos mais recentes, a sua imagem passou a figurar em brasões pois aparentemente possui muitas virtudes e nenhum vício.

Os grifos são inimigos mortais dos basiliscos.

Como diversos animais fantásticos, incluindo centauros, sereias, fénix, entre outros, o Grifo simboliza um signo zodiacal, devido ao senso de justiça apurado, o facto de valorizar as artes e a inteligência, e o facto de dominar os céus e o ar, simboliza o signo de balança.

Os grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros.

Também são retratados em moedas, por exemplo, na lira italiana tem, entre outros desenhos, o de um grifo.

Os grifos são possíveis confusões de fósseis de Protoceratops, dinossauros ceratopsídeos que viviam na Mongólia.
--
A ave fabulosa com bico e asas de águia e corpo de leão. O grifo da emblemática medieval participa do simbolismo do leão e da águia, o que parece ser uma duplicação da sua natureza solar. Na realidade, participa também da terra e do céu, o que o torna um símbolo das duas naturezas - humana e divina - de Cristo. Evoca igualmente a dupla qualidade divina de força e de sabedoria.
Se compararmos a simbologia própria da águia com a do leão, podemos dizer que o grifo liga o poder terrestre do leão à energia celeste da águia. Inscreve-se, assim, na simbologia geral das forças de salvação.
O grifo parece ter sido para os Hebreus o símbolo da Pérsia - que fez um grande uso desta figura - e, consequentemente, da doutrina que a caracteriza: a ciência dos Magos ou a doutrina de Zoroastro sobre os dois princípios fundamentais, o Bem e o Mal.
O grifo também figura sobre a balaustrada de um "stupa" (mausoléu) de Sanchi onde representa o Adrishta, o invisível. O duplo simbolismo solar leão-ave encontra-se aí particularmente afirmado, mas permanece, entretanto, próximo do do leão e da leoa, montadas e símbolos da Shakti (mãe de Ganesh).
No entanto, o grifo é interpretado num sentido desfavorável por uma tradição cristã, talvez mais tardia do que a anterior... "a sua natureza híbrida tira-lhe a franqueza e a nobreza de um ou de outro (a águia e o leão)... Representa mais a força cruel. Na simbologia cristã, é a imagem do demónio, a tal ponto que, para os escritores sagrados, a expressão hestisequi é sinónimo de Satã. Mas no domínio civil, designa a força maior, o perigo iminente." - E. Gevaert, l'Héraldique.
Entre os Gregos, os grifos são comparados aos monstros guardiões do tesouro: são eles que guardam os tesouros no país dos Hiperbóreos; eles vigiam a cratera de Dionísio cheia de vinho; opõem-se aos pesquisadores de ouro nas montanhas. Servem de montada a Apolo. Simbolizam a força e a vigilância, mas também o obstáculo a transpor para se chegar ao tesouro.
Bom Medo ExtremoGrifo Novas10
Fonte: portugalparanormal.com
† Lobo †
† Lobo †
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2178
Data de inscrição : 28/11/2011

Ver perfil do usuário https://www.sobrenaturalbrasil.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum